Jorge Afonso (c.1470 - c.1540). Adoração dos Pastores.
Um dos grandes símbolos religiosos, que retrata o Natal e o nascimento de Jesus é o presépio. De acordo com Rafael Bluteau [1] e Cândido de Figueiredo [2], a palavra “presépio” provem do latim “praesepium”, que genericamente significa curral, estábulo, lugar onde se recolhe gado e que, numa outra óptica designa qualquer representação do nascimento de Cristo, de acordo com os Evangelhos [LUCAS 2: 1 a 18) e MATEUS 2: 1 a 11]. O Presépio está profusamente representado na pintura portuguesa antiga. Passemos em revista essas representações, que incluem a adoração dos pastores e a adoração dos Reis Magos, as quais serão visualizáveis de uma forma cronológica.
Jorge Afonso (c.1470 -
c.1540). Adoração dos Magos (c. 1515). Óleo sobre madeira
(170 x 205 cm ). Museu Nacional de Arte
Antiga, Lisboa.
Gregório Lopes
(c.1490-1550). Presépio (c. 1527). Óleo
sobre madeira (128 x 87 cm ). Museu Nacional de
Arte
Antiga, Lisboa.
Gregório Lopes (c.1490-1550). Adoração dos Pastores.
Vasco
Fernandes (activo entre 1501 e 1540). Natividade
(1501-6). Óleo sobre madeira (131 x 81 cm ). Museu
de
Grão Vasco, Viseu.
Vasco Fernandes (activo
entre 1501 e 1540). Adoração dos
Magos (1501-6). Óleo sobre madeira (130,2 x 79 cm ). Museu
de Grão Vasco, Viseu.
Frei Carlos (activo entre
1517-1539). Adoração dos
Reis Magos. Museu da Guarda.
André Reinoso (activo entre
1610-1641). Adoração dos Pastores.
Bento Coelho da Silveira (1620-1708). Adoração dos Pastores.
Bento Coelho da Silveira (1620-1708). Adoração dos Magos.
Josefa de Óbidos (1630
–1684). Natividade (c. 1650-60). Óleo sobre cobre. (21 x 16 cm ).
Colecção particular, Porto.
Josefa de Óbidos (1630
–1684). Adoração dos Pastores
(1669). Óleo sobre tela
(150 x 184 cm ). Museu Nacional de Arte
Antiga, Lisboa.
André Gonçalves (1686-1762). Adoração dos Magos (s/
data). Óleo sobre tela.
Museu Nacional de Machado
de Castro, Coimbra.
André Gonçalves (1686-1762). Adoração dos pastores.
Domingos António de
Sequeira (1768-1837). Adoração dos Magos (1828). Óleo sobre tela.
(100 x 140
cm ). Colecção Particular, Lisboa.
BIBLIOGRAFIA
[1] – BLUTEAU, Raphael. Vocabulario Portuguez & Latino. Real Colégio das Artes da Companhia de Jesus. Coimbra, 1713.
[2] – FIGUEIREDO, Cândido de. Novo Diccionário da Língua Portuguesa. Editora T. Cardos & Irmão, 1899.
Obrigada pela visita guiada que nos proporcionou
ResponderEliminarum conhecimento dos Pintores que se debruçaram pela temática do Presépio...E que presépios maravilhosos sairam dos seus pensamentos da sua criatividade e do domínio magistal da pintura.
Abraço Ana Carita
Mais uma excelente colectânea evocativa de " O Presépio na Pintura Portuguesa". Dás-nos o guia de quadros belíssimos de diferentes épocas, escolha bem encadeada e " fílmica" de um especial período, o Natal, que nos toca de maneira particular.
ResponderEliminarAplauso e felicitações pela tua excelsa lembrança.
Muito bom! Obrigada.
ResponderEliminarHá temas que são gratos à Cultura Portuguesa e que eu não quero deixar de registar.
EliminarUma excelente recolha. Parabéns e Boas Festas!
ResponderEliminarEurico:
EliminarObrigado pelo seu comentário.
Os meus cumprimentos e os melhores votos de boas festas.
Uma excelente viagem pelas pinturas representativas do presépio. Obrigado prof. Hernâni Matos e boas festas.
ResponderEliminarOctávio:
ResponderEliminarObrigado pelo seu comentário.
Paras si Festas Felizes, também.
Os meus cumprimentos.
Excelente escolha!
ResponderEliminarMuito obrigado.
EliminarObrigado pela partilha, com as suas publicações ficamos todos mais "ricos". Feliz época natalícia.
ResponderEliminarOra essa. Um Feliz Natal para si também, extensivo, naturalmente à sua Exma Família.
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